CULTURAS HÍBRIDAS

18 outubro 2008

Sexo, Psicologia e Propaganda


Via AHP, um work in progress apresenta uma história da Propaganda de guerra, com base nesse tipo de apelo. Trata-se do Sex and Psychological Operations, de um ex-militar chamado Herbert Friedman. Seu estudo enfoca especialmente sexo e propaganda na Segunda Guerra Mundial, e apresenta fartas referências.
As propagandas obedeciam a algo chamado pelos gringos de psychological operations strategy. O emprego da "estratégia psicológica" era motivacional, dirigindo-se à moral dos soldados, tanto inimigos como aliados.
A foto acima refere-se a uma propaganda nazista, para público inglês. Entregue em várias versões, como em um pequeno quebra-cabeças, tentava denotar que os ingleses guerreavam apenas "a serviço" dos judeus. O interessante, nisso tudo, é vermos que aquilo que nos parece grotesco hoje era formalmente utilizado, não muito tempo atrás. E pode dizer respeito a coisas bem atuais.

1 Comments:

  • At 12/23/2008, Anonymous Anônimo said…

    Dica de leitura...Textos ácidos e sarcásticos, pra quem quer ficar por dentro dos assuntos políticos e dos últimos acontecimentos de forma leve.


    www.mosaicodelama.blogspot.com

    Boa leitura!


    * This blog can be translated to any language*

     

Postar um comentário

<< Home