CULTURAS HÍBRIDAS

23 abril 2006

As orquídeas

Nome científico: Laelia purpurata
Nome popular: Lélia, laélia, orquídea.
Família: Orquidaceae
Origem: Brasil, América do sul.
Flores: Verão.
Características: Herbácea epífita de floração muito ornamental. É composta de pseudo-bulbos de 20 cm de altura contendo uma única folha coriácea e oblonga. É uma das mais tradicionais e características orquídeas brasileiras, sendo encontrada no litoral do sudeste e sul do país. Deve ser cultivada em locais semi-sombreados, fixada em troncos ou árvores ou ainda em vasos. Nesse caso o solo deve ser de xaxim ou outro bem drenado.
Propagação: Por divisão dos pseudo-bulbos.

As orquídeas estão espalhadas por todo o globo terrestre, desde o Ártico até os Trópicos. Mas é nas regiões mais quentes que é encontrada em maior abundância e variedade de cores e formas. Em relação à altitude, podem ser encontradas desde o nível do mar até as regiões mais altas, como no Himalaia que está a 3.000 metros de altitude. Mas são mais freqüentes entre os 500 e 2000 metros.
Nessa ampla distribuição geográfica, podemos encontrar espécies mais restritas a um determinado ambiente e ainda espécies que se desenvolvem em diferentes habitats. Assim podemos encontrar orquídeas em lodaçais e prados úmidos, florestas sombrias,dunas, manguesais, subsolos, árvores, prados e relvados secos.
Como você deve ter observado, as orquídeas não crescem apenas sobre as árvores, portanto quando formos cultivar orquídeas, devemos sempre tentar reproduzir o seu habitat natural para uma melhor adaptação.

MAIS...

7 Comments:

  • At 5/03/2006, Blogger Santa said…

    Duda,
    Foram 40 dias de férias. E o meu blog continua vivo. Incrível! Sou muito grata a vocês.
    Bjs

     
  • At 5/06/2006, Blogger + Kazzx + said…

    Cara Duda,

    Bela foto....

    Bjs

     
  • At 5/06/2006, Blogger ex-petista said…

    Obrigado a todos os amigos pelos comentários atenciosos pela minha recuperação. Felizmente estou bem depois de uma preocupante cirurgia no coração. Continuo na luta, agora, contra a doença que assola este País. Um abraço. Ex-petista.

     
  • At 5/08/2006, Anonymous Anônimo said…

    Gostei...
    www.euodeiolula.blig.ig.com.br

     
  • At 5/09/2006, Blogger Luigi said…

    Uma vez recebi uma linda rosa, nao sabia qual era, depois de pesquisar descobri que se tratava de uma orquidea, vivi com ela algumas semanas, ela nao falava, mas eu ouvia seu silencio, isto me deixava feliz, pois recebi com muito amor de alguem que partiu e foi morar na Grecia.
    Lindo o post de hoje.beijos e desculpe a invasao...

     
  • At 5/11/2006, Blogger Flor said…

    Linda! Eu também adoro a natureza. Visite meu blog e confira.

     
  • At 8/13/2007, Anonymous Anônimo said…

    adorei o blog!
    estou começando um blog sobre orquídeas se puder de um pulinho lá

    abraço

     

Postar um comentário

<< Home