CULTURAS HÍBRIDAS

15 maio 2006

Sociedade contemporânea...

" ... a violência, que cada vez menos é um problema de desordem no sentido tradicional e é muito mais um fenômeno complexo com múltiplas raízes na sociedade. É um fenômeno pelo qual você pode hoje decifrar uma série de outras questões. É possível decifrar problemas de identidade, de poder e de organizações subterrâneas da sociedade. A violência é um lugar importante para pensar a sociedade contemporânea".Sergio Adorno, sociólogo

Ao fazer uma revisão dos conceitos de crime organizado em órgãos de pesquisa, em organizações policiais e na literatura acadêmica encontrei similaridades de características, mas nenhuma definição objetiva e abrangente do que seja crime organizado. Contudo, ressalto que é possível definir o que é crime organizado – apesar da sua complexidade. Mingardin (1996) aponta quinze características do crime organizado. São elas: 1) práticas de atividades ilícitas; 2) atividade clandestina; 3) hierarquia organizacional; 4) previsão de lucros; 5) divisão do trabalho; 6) uso da violência; 7) simbiose com o Estado; 8) mercadorias ilícitas; 9) planejamento empresarial; 10) uso da intimidação; 11) venda de serviços ilícitos; 12) relações clientelistas; 13) presença da lei do silêncio; 14) monopólio da violência; 15) controle territorial.
http://www.espacoacademico.com.br/034/34coliveira.htm


8 Comments:

  • At 5/15/2006, Anonymous Anônimo said…

    Escelente post!
    Parabéns Duda e obrigada pela visita.
    Abs

     
  • At 5/17/2006, Blogger Santa said…

    Duda, didático post. Muito pouco se conhece ainda sobre crime organizado. No caso brasileiro (PCC) vejo como terroristas, a semear o medo como forma de poder.

    Bjs

     
  • At 5/20/2006, Blogger + Kazzx + said…

    Cara Duda:

    Muito bom e olha que o PCC reune estas e outras caracteristicas desde a sua fundação que com certeza possibilitariam que o governo já tivesse agido a muito tempo.

     
  • At 5/22/2006, Anonymous Anônimo said…

    A viol~encia tem acabar de qualquer jeito.
    O seu blog é muito interessante.

     
  • At 5/25/2006, Blogger Santa said…

    Duda querida!!!
    Demorei a chegar. Não foi falta de atenção. Estive fora do ar por uns dias. Problemas sérios na minha máquina..

    Bjs

     
  • At 5/27/2006, Anonymous Anônimo said…

    Muito bom o texto, Duda.

     
  • At 5/28/2006, Blogger Rebecca said…

    A impressão que dá é que a polícia pouco sabe sobre métodos do crime organizado.



    Aproveito para divulgar o blog
    "O que mamãe não contou"
    http://oquemamaenaocontou.blogspot.com/

     
  • At 5/29/2006, Blogger SV said…

    O que mais me assusta é o "pós-venda": aquela angústia que vem depois, aquele medo da sombra, aquela sensação de invasão e perplexidade diante a fragilidade da vida.

    Respondendo a seu comentário no Uni-verso: O que sossega ao cego desejo é deixá-lo acontecer, para assim transformá-lo em prazer.

    Obrigado pela visita! Convido-te também ao Contos & Encontros, onde os textos são de outra ordem, sem abter-se da poesia.

     

Postar um comentário

<< Home