CULTURAS HÍBRIDAS

20 outubro 2006

Annals of Improbable Research


O Prêmio, uma paródia do respeitado Nobel, é dado àqueles estudos "que não podem ou não deveriam ser reproduzidos"

Giovana Girardi

Sabe aquele soluço que às vezes teima em não passar? Um pesquisador americano descobriu uma cura infalível: "Massagem digital no reto" do paciente. Grosso modo, o temível exame de toque para checar risco de câncer de próstata em homens pode resolver o problema.

Mais pela estranheza de seu trabalho do que pela eficácia da técnica, Francis M. Fesmire, da Escola de Medicina da Universidade do Tennessee, foi finalmente reconhecido. Ele ganhou o IgNobel, na categoria Medicina. O prêmio, uma paródia do respeitado Nobel - concedido nesta semana para Medicina ou Fisiologia, Física e Química -, é dado àqueles estudos "que não podem ou não deveriam ser reproduzidos" .

A brincadeira é feita há 16 anos pela revista científica de humor Anais da Pesquisa Improvável e tem como lema "Pesquisas que fazem as pessoas rirem e depois pensarem". Os laureados receberam o prêmio das mãos de verdadeiros vencedores do Prêmio Nobel em uma cerimônia na Universidade Harvard.

Trabalhos premiados

Ornitologia: Ivan R. Schwab (EUA). Explicou por que pica-paus não sentem dor de cabeça

Nutrição: Wasmia Al-Houty e Faten Al-Mussalam (Kuwait). Mostraram que besouros "rola-bosta" têm um gosto refinado. Eles escolhem as fezes que vão comer

Literatura: Daniel Oppenheimer (EUA), pelo artigo "Conseqüências do amplo uso da erudição vernacular: problemas com o uso de longas palavras sem necessidade"

Paz: Howard Staleton (País de Gales). Inventou um dispositivo sonoro repelente de adolescentes.

Acústica: Lynn Halpern, Ranolph Blake e James Hillenbrand (EUA). Explicaram por que som de unhas arranhando lousa irrita.

Matemática: Nic Svenson e Piers Barne (Austrália). Calcularam quantas fotos são necessárias para que ninguém no grupo saia com olhos fechados.

Medicina: Francis M. Fesmire (EUA). Tratou soluços com "massagem digital no reto".

Física: Basile Audoly e Sebastien Neukirch (França). Descobriram por que espaguete seco ao ser dobrado se quebra normalmente em mais de dois pedaços.

Química: Antonio Mulet, José Javier Benedito, José Bon e Carmen Rosselló (Espanha). Estudaram a velocidade ultra-sônica em queijo cheddar.

Biologia: Bart Knols e Ruurd de Jong (Holanda). Mostraram que a fêmea do mosquito da malária é igualmente atraída por cheiro de queijo limburger e por chulé.

Ao contrário do que se possa imaginar, os homenageados levam a piada na esportiva. Neste ano, oito dos dez compareceram ao evento. E muitos consideram até mesmo que se trata de um honra, afinal pelo menos assim sua pesquisa aparece.

Fonte

3 Comments:

  • At 10/22/2006, Blogger Santa said…

    Duda querida

    Este é mais um aviso do que um comentário. Peço desculpas se não visito meus amigos na medida que gostaria. É que infelizmente o problema da minha mão direita retrocedeu. Voltei às sessões de fisioterapia (+ 15). Consigo visitar um a três blogs por dia e tenho que interromper. Isso não impede que leia os blogs. Por outra, só não fechei o blog da santa ainda é porque minha indignação é maior do que a dor física. Bjs. E um Bom domingo!

     
  • At 10/26/2006, Blogger + Kazzx + said…

    Cara Duda,

    Obrigado pela visita e comentário, as tias mereciam coisa melhor, mas fazer o que né.. quanto ao Ig nobel acho uma das coisas mais divertidas do mundo, mais que isto foi só quando uma respeitável publicação cientifica Inglesa publicou de proposito uma bobagem sem fim num artigo e no meio de 500 renomados cientistas que receberem a revista somente um atinou com a bobagem...

    Bjs

     
  • At 10/28/2006, Blogger Santa said…

    Cara Duda








    (Aqui é a Santinha estagiária do blog da Santa e apavorada!!! Estou com problemas no blog. Não consigo publicar o post (está incompleto) não consigo atualizar; os comentários idem – o número não corresponde aos comentários publicados. Não sei se é problema com o suporte do blogger ou se é o novo modelo. A santa foi para uma praia (passar uns dias) volta amanhã à tarde. Antes de sair disse e com aquele humor, disse: “Se der alguma bronca no blog recorra aos universitários”) e aqui estou)). Preciso de ajuda. Se eu detonar o blog, além de perder o cargo de cover terei que mudar de País (o que não seria má idéia!!!).Um beijinho.

     

Postar um comentário

<< Home