CULTURAS HÍBRIDAS

29 julho 2006

Nudez no cinema



Atriz
Greta Garbo fotografada nua.

A representação da nudez em filmes sempre foi controversa. Vários filmes da era silenciosa de Hollywood já apresentavam nudez de uma forma artística; em resposta às objeções de vários grupos, as cenas de nudez foram proibidas de filmes produzidos pelos grandes estúdios em 1934 pelo Código das Produções da MPAA (Associação de Filmes dos EUA). A forte censura regeria até o ano de 1964, quando o filme The Pawnbroker se tornou o primeiro no período do Código das Produções a mostrar os seios de uma mulher.

Na década de 1950, apenas alguns documentários e filmes estrangeiros mostravam cenas de nudez sem serem perseguidos pela censura do Código das Produções. Em 1959, o filme The Immoral Mr. Teas se tornou o primeiro filme da indústria erótica a ser exibido em cinemas (antes disso os filmes pornográficos eram exibidos em bordéis como forma de estimular os clientes). Com a instituição voluntária do sistema de classificação por faixa etária pel MPAA em 1968, a nudez finalmente pôde ser legitimadamente incluída num filme comercail de sucesso.

Desde então, vários filmes começaram a usar a nudez em níveis variados; no entanto, a nudez frontal ainda é mais presente no cinema eropeu do que no norte-americano.

Alguns filmes com famosas cenas de nudez:

Inspiração (1915) - a primeira atriz protagonista (Audrey Munson) a aparecer nua.
Êxtase (1933) - Hedy Lamarr se banha nua e corre por uma floresta com os seios expostos. Blowup (1966) - primeiro filme comercial a mostrar a nudez frontal de uma mulher.
Mulheres Apaixonadas (1969) - primeiro filme comercial a mostrar a nudez frontal de homens. Pretty Baby (1978) - primeiro filme a mostrar uma pré adolescente nua, aos 13 anos. (Brooke Shields).
Gigolô Americano (1980) - primeiro filme comercial Hollywoodiano a mostrar a nudez frontal de um ator famoso (Richard Gere).
Instinto Fatal (1992) - famosa cena da cruzada de pernas de uma Sharon Stone sem calcinha.

Fonte

10 Comments:

  • At 8/14/2006, Blogger Al Berto said…

    Olá:
    Como sempre é um prazer vir aqui ver as tuas novidades.
    Para mim, dos filmes que apresentas, o Gigolô Americano foi o mais interessante.
    Um beijo,


    Novo artígo no EG.

     
  • At 8/23/2006, Blogger Rebecca said…

    Linda foto!! Linda! Dos que assisti o Gigolô Americano foi um grande filme.
    Beijos

     
  • At 8/25/2006, Anonymous Anônimo said…

    Leia na Veja: Humberto (PT) é indiciado vampiro 25/08/2006 12:03
    a Polícia Federal pediu o indiciamento de HUMBERTO COSTA como membro da máfia dos vampiros - esquema de superfaturamento de hemoderivados desarticulado pela PF em 2004.

    Leia amanha na revista VEJA em todas as bancas do pais!

    + Vampiro
    + Sanguessuga
    + Mensalão


    LULA + HUMBERTO
    É RUIM PARA O BRASIL
    É PIOR PRA PERNAMBUCO

    * espalhe esta notícia //

     
  • At 8/28/2006, Blogger Al Berto said…

    Viva:

    ..."Pelo pouco tempo que me foi dado conhecer da política brasileira já constatei que a classe que a dirige é culturalmente muito pobre e intelectualmente desonesta."...

    Aguardo o teu comentário no EG.
    Um abraço,

     
  • At 8/31/2006, Anonymous Anônimo said…

    duda, primeiramente deixa eu dizer que adorei a foto. nunca tinha visto a greta garbo nua. acho a greta uma das atrizes mais bonitas do cinema. e talentosa, claro. foto linda. agora, acerca do blog: o Miolo é um blog de Opiniao, de circulação de artigos, resenhas, cronicas, etc. daí que a extensao dos textos é proposital, pois damos destaque a esses tipos de gêneros. seria bom poder psotar pequenos textos, como poemas, minicontos, ou mínimos dizeres de blogs, como costumamos ver. mas nao foi para isso qeu o Miolo foi criado. Ele é um blog de idéias. Respeito o pouco tempo que todos nós temos, e as várias dificuldades para acessar e ler as coisas que gostamos. No entanto, acredito que um blog como o Miolo foi feito para leitores, os que têm, primeiro, curiosidade e depois paciência para ler os posts. POr isso nao me incomodo que as pessoas nao leiam, ou se leiam, nao comentem os posts, ou nao cheguem até o fim do texto. Desejo leitores no blog, leitores de verdade, que gostem de ler. Quanto ao tamanho dos posts, nao poderemos muda-los. Já é regra da casa, devidos esses critérios de que falamos. um dia ainda escrevo algo a respeito. sei que muitos, como vc, observaram essa questão. abraços pra ti.

     
  • At 9/02/2006, Blogger Rodrigo Xavier said…

    Olá Duda,

    Greta é linda! Valeu pela nota.

    Abraços.

     
  • At 12/07/2006, Blogger xnem said…

    La historia del cine es paralela a la historia de la censura.
    No conocía la foto de Greta. Gracias.

     
  • At 12/08/2006, Blogger Axiológico said…

    niceee

    www.axiologico.blogspot.com

     
  • At 2/15/2007, Anonymous Anônimo said…

    Very cool design! Useful information. Go on! Mdma group sex

     
  • At 4/24/2007, Anonymous Anônimo said…

    What a great site » » »

     

Postar um comentário

<< Home