CULTURAS HÍBRIDAS

17 julho 2006

O futuro é híbrido


Festival Ars Electronica, na Áustria, discute tendências contemporâneas, mas cede ao convencionalismo

“Híbrido: vivendo em paradoxo” foi o tema principal da 26ª edição da Ars Electronica, evento realizado em Linz, na Áustria. O festival, que tem periodicidade anual e um novo tema a cada edição, aborda os cruzamentos entre arte e tecnologia na sociedade contemporânea e promove palestras, performances, shows de música, mostras de artes plásticas, exibição de videoarte e filmes e uma série de acontecimentos paralelos espalhados pela cidade.


O ponto alto do festival foi a série de conferências sobre política e hibridização. Um dos destaques do evento foi o filósofo italiano Carlo Formenti, que tratou da hibridização das formas políticas num cenário pós-democrático. Para Formenti, existe uma estreita relação entre a nova composição das classes sociais, a tecnologia web e a pós-democracia. Formenti diagnostica o surgimento de um “neomedievalismo digital”, no qual a web e as novas tecnologias dariam sustento a uma elite “conectada”, reforçando ainda mais os mecanismos de exclusão. Ele nega veementemente o que se convencionou chamar de "mito neo-anárquico" da internet -e citou Mackenzie Wark, que identifica os hackers com os interesses da classe dominante e o movimento do capital.


O futuro é híbrido, por José Rocha Filho

6 Comments:

  • At 7/20/2006, Anonymous Anônimo said…

    A "guerra suja" de Pomar

    Valter Pomar, da direção do PT, orienta a militância a fazer uma espécie de patrulha na Internet para responder ao que chama de “guerra suja”. Guerra suja, como sabemos, é aquela promovida por qualquer pessoa que não defenda a candidatura de Lula à Presidência da República. Já a guerra limpa é a promovida pelos autoproclamados movimentos sociais, que estão panfletando o país com mentiras. A maior delas dá conta de que as empresas estatais foram vendidas a preço de banana no governo FHC. Além de mentirosa, ingrata. Da privatização, surgiu a Telemar, a empresa que comprou uma parte da Gamecorp, de que um filho de Lula é sócio, por R$ 5 milhões e que investiu outros R$ 5 milhões a título de propaganda. Nesse caso, Pomar há de admitir, “banana” vale ouro. E, claro, vem a ameaça embutida de sempre: ações judiciais. Este blog já recebe hoje perto de 200 comentários por dia da patrulha. Não sei se este post entra na categoria de “guerra suja”.


    Blog do Reinaldo Azevedo

     
  • At 7/21/2006, Blogger José Manuel Dias said…

    Moliceiro sabe o que é?
    Um abraço de Portugal.

     
  • At 7/26/2006, Blogger SV said…

    Hackers a serviço do capital... é muito provável que a maioria seja mesmo. Quanto vale um vírus? Vale a venda de programas e equipamentos sofisticados, que, em síntese, geram negócios. Vale a pena manter um racker de carteira assinada.
    O velho Alvin Tofler falava isso nos anos 80. A Teceira Onda já previa a segmentação das tarefas e das idéias, apesar da globalização. Ou seja, o paradoxo da universalidação e do individualismo.

     
  • At 7/27/2006, Blogger + Kazzx + said…

    Cara Duda:

    Um dos idealizadores da Internet disse certa vez que ela iria promover uma revolução, e que ninguém estava dizendo que esta revolução seria justa ou isenta de sangue, para mim a internet é o que é, criou mais abismos que pontes e tende a piorar...

    Bjs, grande matéria

     
  • At 12/08/2006, Blogger Axiológico said…

    veja mais carros no meu blog..

    abraço...

    www.axiologico.blogspot.com

     
  • At 2/28/2007, Anonymous Anônimo said…

Postar um comentário

<< Home