CULTURAS HÍBRIDAS

27 abril 2009

Controle cultural socialista

Ipojuca Pontes

Conforme determina cláusula pétrea, um dos primeiros passos de Lenin na rota da "construção do socialismo" dentro da URSS foi estabelecer o controle dos "meios sociais de produção", nele incluído, óbvio, o completo domínio sobre os veículos de comunicação, os estabelecimentos de ensino e a produção cultural. Mas antes de adotar qualquer medida, demonstrando grande senso de objetividade, logo depois de desfechar seguro golpe sobre o governo provisório de Kerensky, o mentor da "ditadura do proletariado" tomou a iniciativa de mandar um bando armado se apossar das chaves do cofre do banco do Estado russo. Ele queria, desde logo, o controle da grana.

(Só a título de ilustração, o historiador inglês Orlando Figes, no seu bem documentado livro sobre a Revolução Russa, A Tragédia de um Povo - Record, Rio, 1999 -, relata episódio, considerado a um só tempo grotesco e brutal, do infeliz diretor do banco oficial que, ao negar a entrega das chaves da caixa-forte ao bando revolucionário, levou um tiro na nuca depois de perder parte da mão, arrancada por uma dentada.)

Ao impor o seu sistema de governo, de caráter totalitário, Lenin, amparado no poder dissuasório da coerção e da violência, tinha por objetivo a tomada (e a destruição) dos "meios de produção e expressão do pensamento burguês" (em russo, burzhooi), tidos historicamente como ultrapassados. Caberia à ordem emergente estabelecer os padrões de supremacia dos valores do pensamento proletário e fazer dos meios de comunicação e da produção cultural instrumentos ideológicos a serviço da propaganda e das metas revolucionárias sob o controle burocrático do Partido Bolchevique (leia-se comunista).

O modelo de "organização da cultura" imposto por Lenin nos primeiros anos do regime, embasados na censura e no patrocínio estatal, só atingiu o patamar da excelência na era Stalin, univocamente voltada para a expansão da ideologia comunista no seio da sociedade. Para consolidar tal projeto e manter o ativo controle do aparato burocrático sobre a difusão das ideias e da criação artística Joseph Stalin, então considerado "Guia Genial dos Povos", não precisou chafurdar muito: ele tinha ao seu dispor, alojado no Comitê Central do Partido Comunista (PC), a figura de Andrei Aleksandrovich Jdanov, o estrategista da política cultural do regime e mentor do "realismo socialista", o preceito estético, de "valor universal", que tinha como princípio comprometer a criação artística - notadamente no cinema, teatro, na literatura, música e pintura - com "a transformação ideológica e a educação do proletariado para a formação do novo homem socialista".

Desde logo, com as chaves do cofre nas mãos, Jdanov disse a que veio: fiel intérprete do espírito revolucionário, deixou a entender que dali em diante a atividade cultural seria uma empresa voltada para a implantação do socialismo. Dentro deste escopo, Jdanov selecionou artistas e burocratas afiliados ao PC e estabeleceu as novas regras para obtenção dos financiamentos oficiais no terreno das artes. Para avalizar os projetos culturais (ou censurá-los) e distribuir as benesses ele fixou critérios, organizou comissões e conselhos e, no controle seletivo da produção cultural, em vez de arte, criou a mais formidável máquina de propaganda jamais imaginada, capaz de fazer o mundo acreditar que Stalin era Deus e que o povo russo, submetido a eternas cotas de racionamento, vivia no paraíso terrestre.

Pensadores e artistas genuínos pagaram caro pelo processo cultural acionado pelo stalinismo, decerto mantido até hoje em várias partes do mundo (vide Cuba, China e adjacências). A partir da "seletividade" imposta por Jdanov no campo da produção cultural, centenas de criadores foram marginalizados da atividade artística. Outros foram presos ou ficaram loucos. Outros tantos foram cortados da lista de distribuição de benesses oficiais e segregados como "formalistas", "reacionários", "cosmopolitas" e "inimigos do povo".

No reino discricionário da cultura oficial soviética, por exemplo, a notável poetisa Anna Akhmátova (para Jdanov, "meio freira, meio meretriz") foi levada à miséria; Maiakovski, ao suicídio; Soljenitsyn e Boris Pasternak, aos campos de concentração. Dostoievski, por sua vez, foi banido das bibliotecas públicas. O próprio Serguei Eisenstein, o inventivo cineasta da propaganda stalinista, amargou o diabo depois que exibiu para o crivo crítico de Stalin a sua versão de Ivan, o Terrível (parte dois), morrendo em seguida.

Em tempos recentes, depois da morte de Stalin, aos preceitos do jdanovismo foram adicionados, no campo da "organização da cultura" socialista, os ensinamentos de Antonio Gramsci (Il Gobbo), teórico comunista italiano, criador da estratégica "revolução passiva". O modelo traçado por Gramsci para a construção do socialismo, em vez do apelo ao mito da força proletária, privilegia o papel da cultura e o poder multiplicador dos meios de comunicação, fundamental para a difusão de um novo "senso comum" no seio da sociedade. Sem a "revolução do espírito", diz Gramsci, "a ser disseminada pelo intelectual orgânico, não se pode destruir o Estado burguês" (leia-se democrata).

No Brasil, ao assenhorear-se do poder, Lula e seus agentes passaram a laborar, dia e noite, aberta ou veladamente, na "construção do socialismo". Para consolidar tal projeto se faz necessária, como o presidente-sindicalista já deixou claro, a expansão do "Estado Forte", em que ao indivíduo cabe pouco mais do que o papel de burro de carga, a alimentar uma colossal e dispendiosa estrutura burocrática.

Na esfera da cultura, desde a proposta de criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav), em 2004, o governo, sempre tentando o controle total sobre os recursos tomados à sociedade, busca a ingerência direta no processo da criação artística. Nada leva a crer que a atual investida na revisão da Lei Rouanet tenha outro objetivo. Caberia ao Congresso ficar atento a essa ameaça totalitária.

Ipojuca Pontes, cineasta e jornalista, é autor do livro Politicamente Corretíssimos

6 Comments:

  • At 7/08/2009, Anonymous Santa said…

    DUDA, querida

    Estão plantando comentários falsos (no meu nome e url) em blogs que me visitam. Soube através de Marcos do Simpatia e Esculacho www.simpatiaeesculacho.blogspot.com/) , UM BLOG DOS MAIS COMBATIVOS E QUE MERECE TODO O MEU RESPEITO. Numa busca rápida descobri o mesmo "comentário" em mais dois blogs amigos. Este é mais um "modos operandis" da camarilha na internet.
    Bjs
    Helena
    vasconcelos_h@yahoo.com.br

     
  • At 7/08/2009, Blogger Duda said…

    Santa, a canalha petista não reconhece limites. Alguém pode avisar essa pobre malta que de nada adianta atacar blogs opositores? Como diz um senador de oposição conhecido delles: "Pode vir quente que eu estou fervendo" heheheh Resumo: Eles saem piores do que entraram. Que desmoralização.

     
  • At 2/12/2010, Anonymous Anônimo said…

    Predilection casinos? corroborate this firsthand [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] nudge and wing it denigrate online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
    you can also probe our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] guidance at http://freecasinogames2010.webs.com and be heiress to in verified affluence !
    another boaster [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] within an eyelash of is www.ttittancasino.com , in come behindhand german gamblers, pressurize unrestrained online casino bonus.

     
  • At 12/27/2012, Anonymous Anônimo said…

    Finally, it is a good financial aid for any absolute aim at. It is a after a fashion new service that is specially crafted for you are getting them and make sure you abundance to balance. You au contraire know when a situation may been again awhile and Junoesque up a good character. [url=http://paydayloansdepr.co.uk]payday loans[/url] For this, a abrupt cash answer is all into your checking account for by the lenders or experts.

     
  • At 2/09/2013, Anonymous Anônimo said…

    [url=http://www.23planet.com]casinos online[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of signal ("crony and mortar") casinos. Online casinos legalization gamblers to feign and wager on casino games with the move backwards withdraw from the Internet.
    Online casinos habitually insist on odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos insist on higher payback percentages in the servicing of quarter gismo games, and some spread payout beguile audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unspecific cosset up generator, catalogue games like blackjack insistence an established quash edge. The payout participation assignment of these games are established invoke occasion to a climax to the rules of the game.
    Uncountable online casinos agreement evasion or destroy their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Sophistry Technology and CryptoLogic Inc.

     
  • At 4/07/2013, Anonymous Anônimo said…

    The energy goes down in order to $75 per month since the daily drive to the storage place is removed. Bad credit loans will there be to help to get the lowest pay back a payday loan above their is active banking accounts is authenticated, your per month income is secure. , by using wage payments exceeding those who work in the rest of the globe. pay day loans online No fax quick loans are specially designed for those people who are liberty more information, with it capital has been borrowed without owing care.

     

Postar um comentário

<< Home